Cuidar dos ambientes da nossa casa pode nos tornar mais saudável e felizes.
Como falei no post a minha casa me ajuda a enfrentar a ansiedade, as minhas crises de ansiedade refletem na minha casa e por consequência meu estado mental é afetado por ela. Com o tempo fui percebendo que para termos uma vida mais saudável precisamos olhar com atenção para como cuidamos do nosso lar.
Um dia eu já fui uma pessoa obcecada por limpeza e organização. Hoje sou um pouco mais tranquila, mas certas coisas ainda me afetam, por exemplo, uma louça suja na cozinha me causa desconforto e me faz ter a sensação de que a casa inteira está bagunçada. Consigo perceber que não estou bem mentalmente quando eu não lavo a louça logo pela manhã, deixando para depois ou até mesmo para o dia seguinte. Detalhes como esse me mostram que o lugar que vivo contribui muito para eu ficar bem no dia a dia. Eu só sinto que o dia começou e que estou pronta para ele, quando vejo minha casa organizada.
Com o passar dos anos, as minhas experiências pessoais e profissionais foram me mostrando o quanto os ambientes saudáveis (limpos, organizados, arejados, bem iluminados, etc.) são positivos para nossa saúde física e mental.
Na época que trabalhei com centenas de famílias em condições vulneráveis das comunidades de São Paulo pude ver bem de perto o poder de transformação que a nossa casa pode fazer na nossa vida.
Era muito fácil perceber o quanto a dinâmica familiar mudava positivamente após uma reforma. As pessoas ficavam mais felizes, interagiam mais entre si, a autoestima aumentava, a depressão ficava mais leve, os problemas de saúde diminuíam consideravelmente, entre tantas outras coisas positivas. Os ambientes que antes eram insalubres se tornaram espaços aconchegantes e acolhedores.
Devido todas essas mudanças que fui vendo na vida das famílias escolhi trabalhar com residências para ajudar as pessoas na transformação das suas casas e das suas vidas, pois uma casa saudável, esteticamente bonita e sem problemas construtivos, melhora a vida dos moradores deixando-os mais felizes.
Uma simples reforma ou uma mudança na decoração do ambiente pode resgatar a vontade de viver das pessoas, além de incentivá-las a cuidar do lar no dia a dia e cuidarem de si mesmas.
Comments